Guia Infantil

quinta-feira, 26 de março de 2009

LIVRO LIVRE



Eu adorei essa idéia e não pude deixar de compartilhar com vcs. Eu sou uma leitora compulsiva, leio muito, devoro livros e, mesmo agora com o Pimentinha não consegui (ainda bem!) me livrar desse bom hábito, quase vício, de leitura. Por isso a idéia do LIVRO LIVRE me comoveu, pois é uma forma muito bonita de incentivar a leitura, a solidariedade, a amizade e o respeito àqueles que se dedicam a escrever.
Bjs da Pimenta!!

"O Livro Livre é uma iniciativa do Jornal de Debates que visa difundir o hábito da leitura e formar novos leitores.
O conceito é inspirado no
bookcrossing, prática difundida nos Estados Unidos e Europa que já conta com mais de 600 mil participantes em cerca de 130 países.
Criado pelo programador Ron Hornbacker em 2001 como forma de rastrear livros pela internet, o bookcrossing virou um fenômeno que ultrapassa barreiras geográficas e até mesmo temporais.
A idéia por trás do Livro Livre é que os livros não possuem donos, e são na verdade um patrimônio cultural da humanidade. Por isso, devem ser continuamente transferidos para as mãos de novos leitores ao invés de serem esquecidos em estantes e prateleiras, acumulando poeira e relegados à mera condição de objetos decorativos ou itens de coleção. É como se o mundo todo fosse uma grande biblioteca.
Os livros participantes dessa ação contínua são identificados por uma etiqueta em seu interior que avisa ao leitor logo na primeira leitura: "Este livro não é um presente". A etiqueta traz ainda um código que, se digitado no site
http://www.livrolivre.art.br/, permite que o leitor adicione críticas e comentários ao banco de dados do Livro Livre. Ao receber o "não-presente" o leitor assume o compromisso de passá-lo adiante após a leitura, deixando-o em um local público onde possa ser encontrado por um novo leitor."

Um comentário:

Sara e Ale disse...

Oi Tudo bem?
Olha a idéia é realmente ótima .
Massse u não consigo me desfazer dos meus livros
Tenho uma parte do quarto só para eles e cada vez adquiro mais.
Quem sabe um dia eu consiga passar um adiante rs.

BJs

A hora no mundo