Guia Infantil

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Será????

Eu estava assistindo, agora a pouco, uma entrevista na GNT, com a Marília Gabriela - é a tal da semana troca-troca, onde os entrevistadores e apresentadores da emissora, trocam de lugar uns com os outros nos seus respectivos programas. Hoje, estava a Monica Waldvogel entrevistando a Gabi. Adoro a Mônica e como ela conduz suas entrevistas, expõe suas opiniões, enfim...já quanto a Marília...hummm..., não sei bem qual meu sentimento em relação a ela, mas que tem muito de admiração e inveja, acho que tem sim. Aqui abro um parêntese, pra frizar que a inveja não se destina, de maneira alguma, a ela ter sido casada com o Gianecchini. Apenas admiro e queria pra mim um pouco daquela aparência de mulher forte que ela tem, e pelo que ela diz, tem mesmo! gosto de como ela não se aperta em situações embaraçosas, de como ela sustenta e defende suas opiniões - que em muitos casos é bem irreverente!


Pois num dos blocos do programa, lhe foi perguntado sobre seus relacionamentos - foram 3 casamentos - e a Mônica quiz saber em qual situação ela se enquadrava, se na de mulher que gosta de casar, ou se na mulher que casa, mas cujos casamentos não duravam, não davam certo.
E foi a resposta da Gabi que me fez pensar!!!!

Ela se diz uma mulher apaixonada pelo amor e por tudo o que ele representa. Que é daquelas que quando está apaixonada fica com a pele mais bonita, a cabeça funciona melhor; que curte todos os pormenores da sedução... Mas, ao mesmo tempo, ela acha que o casamento não é uma instuição duradoura, de longo prazo; ele tem um ciclo de vida. Ela acredita, e diz que até estudou sobre o assunto, que a química que envolve os apaixonados cessa num determinado momento e, é aí que você tem que ser "maduro" pra se dar conta disso e decidir-se pela continuidade de um casamento entre duas pessoas que viveram uma grande paixão, um grande amor, mas do qual só sobrou amizade e carinho; ou, partir pra outra se dando ao direito e ao prazer de viver novos amores, novas fantasias, novas aventuras e até casar de novo e passar por todo aquele ciclo novamente.

Será???? Será que a coisa é tão matemática assim? Não importa a ordem do produto, o resultado vai ser sempre o mesmo? O fim do amor??? O fim da relação??? Será que todas essas pessoas que estão há anos casadas, são umas hipócritas e mentirosas? Ok, muitas delas é visível que só estão juntas por conveniências, interesses financeiros, comodidade, aparências, falsos moralismos....mas e todas as outras que afirmam serem felizes??? Fingem que são felizes e agente finge que acredita?

Não pode ser! Eu acredito no casamento (desde todo o seu romantismo, até todo o compromentimento que essas duas vidas assumem pra si, na hora que dizem o sim), acredito que um casal (homem/mulher - homem/homem - mulher/mulher) possa se reiventar de tempos em tempos a ponto de se manterem firmes e fortes nos seus sims!!!É claro que aqueles que não ousam mudar, que não evoluem e não fazem a relação evoluir, que não possuem mais objetivos e sonhos em comuns estão pegando o atalho para o fim do "ciclo" da relação. Mas será que mesmo aqueles que buscam diariamente renovar seus votos e sua antiga paixão não têm chances? Vão receber ou dar o cartão vermelho mais cedo ou mais tarde? Aquela coisa de " até que a morte nos separe" é uma puta de uma balela??? Caiu no mesmo saco de invencionice que Papai Noel, Chapeuzinho Vermelho, Coelhinho da Páscoa??? E eu só fui descobrir depois dos 32 anos??? Mas que puta sacanagem fizeram comigo? Sou uma ingênua de marca maior! A última romântica??? Não lembro quando descobri que Papai Noel e Coelhinho da Páscoa não existiam, mas com certeza não foi tão traumatizante, quanto está sendo, pra mim, agora, o fato de saber que meu casamento está andando para o fim!!!

A Gabi, diz que acredita e aceita muito bem essa química finita que é o amor numa relação a dois. Sofre um pouco, mas não muito. Ok, como dizia o Poeta: que seja eterno enquanto dure. Mas é impossível fazer durar muito tempo??? Digo a relação com amor sincero, a relação pra inglês ver não me interessa, quero mais é que termine mesmo!!!

E o programa foi encerrado com a Gabi citando uma frase do escritor Fernando de Faria Silva que era algo mais ou menos assim: "Foi pra reencontrar a luz, que eu precisei de tanto quarto escuro". Pois eu acho que vou precisar de alguns muitos quartos escuros pra aceitar essa idéia; mas acho, também, que mesmo correndo o risco de cair no ridículo de continuar sendo ingênua e romântica, só vou reencontrar a minha luz acreditando no amor e no meu casamento!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

A felicidade est� onde colocamos. Alguns a colocam na luta pela longevidade de um grande amor e s�o ou n�o vencedores. Por�m, outros a colocam em objetivos, lutas e verdades diferentes. O bom da maturidade � perceber que na vida h� in�meros caminhos e somos livres para escolhermos o nosso. Gostei do seu texto.

A hora no mundo