Guia Infantil

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Esponja Vegetal é bem mais legal.

Eu ando numa onda de tentar preservar a natureza!Fico enloquecida com o consumo excessivo de água. Fico enlouquecida MESMO! Reciclo meu lixo, procuro utlizar produtos orgânicos e tenho ficado de olho em todo e qualquer tipo de dica que seja mais saudável pra mim, minha familia e meu planeta. Por isso, que ao ler esse post de um blog muito bacana da Taís Vinha: http://ombudsmae.blogspot.com , resolvi mais uma vez,reproduzir e tentar divulgar essa idéia que eu achei genial e que vou imediatamente aderir aqui em casa, até porque essas esponjas sintéticas ficam horríveis em pouco tempo, tanto que troco a toda semana!!! ADEUS ESPONJAS DE ESPUMA SINTÉTICA!!!!!!!
Bjs da Pimenta Pró Natureza!!!

Esponja Vegetal é bem mais legal.


Outro dia li uma matéria bárbara, sobre consumo sustentável, que afirmava que o consumismo nos foi ensinado. Por exemplo: antigamente, todos compravam grãos e cereais a granel. Aos poucos, fomos aprendendo que na embalagem plástica ou na caixinha era melhor. E o hábito de se comprar pequenas quantidades, de pequenos comerciantes, pesadas na sua frente e embalada em sacos de papel, se perdeu. Pelo menos nos centros urbanos.

A matéria me fez lembrar que, a vida toda, minha mãe lavou louça e nos deu banho com bucha vegetal. Por algum motivo, "aprendemos" que a esponja de espuma sintética era melhor. E a pobre da bucha tão simpática e eficiente deixou de comparecer nas nossas pias e banheiros.

Pois a minha atitude eco-amigável do momento foi voltar a utilizá-la. E listo aqui algumas dicas e benefícios para você banir de vez as pouco ecológicas buchas de espuma sintética:

1. Eficiente: Na pia a bucha vegetal lava tão bem quanto a sintética. Não risca. E se precisar de maior abrasão é só adicionar um pedacinho de bombril. No banho é excelente esfoliante, massageia e estimula a circulação (anticelulite). E é maravilhosa para lavar pezinhos encardidos.

2. Mais barata: Uma bucha inteira custa muito pouco e pode ser cortada em vários pedaços, rendendo bastante.

3. Higiênica: Demora bastante em desenvolver fungos e pode ser fervida sempre que você quiser higienizá-la.

4. Sustentável: a bucha é um vegetal. Não utiliza petróleo ou produtos químicos como as sintéticas e sua degradação não deixa nenhum resíduo esquisito no planeta.

5. Apóia o pequeno agricultor: A bucha vegetal é produzida por pequenas famílias de agricultores e comercializada (leia mais na seção dicas) por pequenos comerciantes. Ao consumi-la, você estimula esta importante e muito mais sustentável cadeia produtiva.

Dicas:

1. Uma reclamação comum é que a bucha é áspera. Isso acontece nos primeiros dias. Na pia, não é problema algum. Na pele, basta não pressioná-la tanto nos primeiros dias. Se quiser amaciá-la mais rapidamente, dê uma fervura ou deixe de molho por uma noite em água com vinagre.

2. Não compre bucha vegetal em grandes supermercados. Eles cobram uma fortuna e os pedaços são embalados em plástico. Prefira as feiras livres ou mercados municipais que vendem buchas inteiras, sem embalagem. São lindas, muito mais baratas e rendem bastante. Duas ou três buchas inteiras garantem alguns meses de lavagem de louça e banhos ecológicos.

3. Combine sua bucha com bombril quando precisar remover crostas mais difíceis. Ambos são absolutamente degradáveis.


Por enquanto é só. Espero tê-lo "desaprendido" a utilizar as fatídicas esponjas sintéticas. Se tiver mais alguma dica, mande pra gente.

2 comentários:

Pati disse...

ser natural é amar o planeta que vivemos!!!!!!!!!!!

e o Vini, conte mais dele, estou curiosíssima!!!!!!!!
ele ainda mama no peito? estou tentando introduzir o leite nan... mas o Gui odeia... rs
bjoooos

Sara e Ale disse...

Ola
Eu nao sou tao ecologicamente correta como vc.. massss tento fazer minha parte..

Bjs

A hora no mundo