Guia Infantil

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Será que vou precisar de ajuda?

Hoje me perguntaram como eu ia fazer pra ter um bebê longe de tudo e de todos. Num primeiro momento até pensei que era um sonho e ao invés de estar morando numa Capital eu estava morando no coração da floresta Amazônica......., mas epa! Me belisca....não estou dormindo, olho em volta, prédios e mais prédios...cidade!!!!...então não tô lôca!!!

Ahhh, entendi, longe da familia???? Bom, pra ser bem sincera, a minha familia, hoje, é meu marido e meu baby em formação, o resto....é o resto. OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: com a exceção da minha irmã caçula, que é quase uma filha pra mim, já que nossa diferença de idade é de 11 anos!!!

Não, não vejo o menor problema em ter meu bebê longe, de todo o "resto". Primeiro porque já não sou nenhuma adolescente, imatura e ingênua. Já passei dos trinta né gente??!! Sei o trabalho que dá ter um bebê, das dificuldades no início, dos cuidados pós-parto, da falta de sono, enfim o período de adaptação que toda família sofre quando chega mais um membro na casa! Segundo, que desde pequena sempre fui muito prática, sempre gostei de fazer as coisas sozinha, do meu jeito, sempre me achei muito auto-suficiente (hoje até consigo relativizar essa auto-suficiência), mas enfim...não gosto, na verdade, DETESTO, ter alguém me dizendo o quê fazer, o quê não fazer, como fazer, pode isso, não pode aquilo....arhhhh...eca!!! Gosto de acertar, errar e tentar acertar por mim mesma. Acho que ser mãe e pai é isso, aprender com os erros e se não der certo, tentar de outra maneira.

O que eu não tenho saco, messssssssmooooooooooo, é de aguentar, as "mais experientes", com suas dicas, muitas vezes já ultrapassadas, ou pra lá de sabidas, tentando ensinar. Ou pior, ao invés de ensinar, elas querem fazer, querem mostrar como é que se faz! É matemática por acaso??? se eu fizer um pouco diferente, vai fazer diferença? não é na prática que agente aprende? meu bebê vai ter que ir pro psicólogo, com grandes traumas provocados por uma mãe que resolveu fazer do seu jeito????????? Hummmm, acho que não! TENHO CERTEZA QUE NÃO!!!

Tenho uma amiga que dispensou todo mundo! Mãe, sogra, tia, avó.......botou todo mundo pra correr! E olha que ela fez cesária! Sabe que o menino já tem quase cinco anos e vive fazendo desenhos pra ela e dizendo que a ama??? Parece uma criança normal!! Outra amiga, não sabia nem cozinhar um ovo, ganhou a neném em Londres, um parto complicado pra caramba!!!!! A criança vingou! Recebi essa semana o convite de aniversario de 4 anos!!!

Toda ajuda é bem vinda? Sim, mas até certo ponto. Porque a relação com essa pessoa que quer ajudar, tem que ser uma relação que...digamos....hum.....sei lá.... tem que ter liga entendeu? Afinidade!!! Senão gera desconforto! A mamãe do Lucca, a Giovana (blogueira tb) escreveu que mãe e sogra foram essenciais pra ela. Acho lindo isso, até invejo (no bom sentido), mas eu não tenho essa química toda. Eu queria. Mas vamos ver como vai ser! Ainda tenho algum tempo pra amadurecer a idéia, escutar os relatos das mamães novatas e ver qual será a minha decisão!!! Vamos ver!!!!!!!!! Vamos ver!!!!!!!!!!!! Eu não sou a mulher maravilha, mas não dá pra esquecer que eu sou mulher que assa meu próprio churrasco!!!!!!!!!!!!!

3 comentários:

GLAUCI LEANDRO disse...

Esse post foi óóóótimo...
Eu aqui a 7 mil km de distância da minha família tbm penso como vc... sei que um dia já adiei meu sonho de ser mãe pra estar perto da minha, mas como ela já se foi pro céu, agora eu quero mais e ter meu bb tbm longe de sogra...
Cada um cuidando da sua vida
Bjos

Sofia disse...

Oi,

Primeiro quero dar os parabéns pela gravidez.
Acho que tem toda a razão em querer tratar sozinha do seu bebe. Eu também estou longe da familia. Quando o meu filho nasceu a minha mãe queria ficar cá em casa mas eu preferi assumir este novo desafio com o meu marido. Nós os 3 em casa: a minha nova familia. O meu filho tem 2 anos e é uma doçura: inteligente e extrovertido. A minha cunhada foi viver para casa dos pais quando a bebe nasceu. Com tanta gente lá em casa a dar opinião não havia regras. A bebe é bastante agitada. Chora muito e dorme pouco. Quando, passados 3 meses voltaram para casa a menina mudou compeletamente o comportamento. O instinto maternal existe e nós aprentemos naturalmente assim como também erramos naturalmente e voltamos a aprender de novo. Tenho a certeza que a sua sementinha vai ser muito bem cuidada e feliz.
Felicidades

Giovana disse...

Dona Pimenta,
Te dou toda razão do mundo, com certeza!
Me referi à minha mãe e à minha sogra, porém, antes de aceitar qualquer ajuda, deixei bem claro que seria AJUDA, não críticas ou palpites.
Na minha opinião, a ajuda que nós, mães, precisamos, é de lavar uma louça, fazer uma comidinha gostosa, olhar o bebê enquanto refazemos nossas forças,etc... algumas opiniões com relação ao bebê serão bem vindas quando solicitadas.
Mas não sou uma megera não..hihihi...esse é o meu jeito e minha mãe e minha sogra, cunhados e cunhadas já me conhecem..rs..
Também gosto de aprender sozinha e, se errar, com certeza não vai ser algo grave, porque a gente tem intuição, feeling de mãe.
Outra coisa que não gosto é que interrompam a rotina do bebê. Fico louca da vida..rs..
Beijinhos, amiga!

A hora no mundo